ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial


"Por favor, preencha o pedido de redução de burocracia."
31 - A Administração Pública tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Assinale a opção que apresenta corretamente as características de um desses modelos.
 
a) O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res pública e bens privados.

b) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.

c) O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.

d) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade.

e) O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.


Na administração pública patrimonialista o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

A
res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

A administração pública burocrática surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Os princípios orientadores da administração burocrática são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
 

O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos nos processos administrativos.

A
administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados.

Patrimonialista
Burocrática
Gerencial
Aparelho do Estado como extensão do poder do soberano
Forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista
Surge como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado
A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração
Poder racional-legal: profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo
Necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos
Desgaste proveniente do desenvolvimento do capitalismo e da democracia
Desconfiança prévia nos administradores públicos
Manutenção de princípios fundamentais: admissão por mérito, sistema estruturado de   remuneração, carreira, avaliação do desempenho e treinamento sistemático
Controle rígido na admissão de pessoal, compras e no atendimento a demandas
Controle sobre os resultados, e não baseado nos processos
Controle a priori, nos processos
Controle a posteriori dos resultados
Resposta: Letra C

1 comentários:

Olá, Hailton, amei o seu comentário sobre a Adm.Patrimonalista, Burocrática e Gerencial.
Eu estou justamente estudando essa matéia na faculdade, me ajudou a fortelecer o que estou estudando para Prova, Valeu!!
Obrigado!
Sucessos!!
Eliane Silva
Uneb - Universidade do Estado da Bahia

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More