"Por favor, preencha o pedido de redução de burocracia." |
a) O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res pública e bens privados.
c) O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.
d) O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade.
e) O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.
Na administração pública patrimonialista o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
A administração pública burocrática surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Os princípios orientadores da administração burocrática são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos nos processos administrativos.
A administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados.
A administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados.
Patrimonialista | Burocrática | Gerencial |
Aparelho do Estado como extensão do poder do soberano | Forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista | Surge como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado |
A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração | Poder racional-legal: profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo | Necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos |
Desgaste proveniente do desenvolvimento do capitalismo e da democracia | Desconfiança prévia nos administradores públicos | Manutenção de princípios fundamentais: admissão por mérito, sistema estruturado de remuneração, carreira, avaliação do desempenho e treinamento sistemático |
Controle rígido na admissão de pessoal, compras e no atendimento a demandas | Controle sobre os resultados, e não baseado nos processos | |
Controle a priori, nos processos | Controle a posteriori dos resultados |
Resposta: Letra C
1 comentários:
Olá, Hailton, amei o seu comentário sobre a Adm.Patrimonalista, Burocrática e Gerencial.
Eu estou justamente estudando essa matéia na faculdade, me ajudou a fortelecer o que estou estudando para Prova, Valeu!!
Obrigado!
Sucessos!!
Eliane Silva
Uneb - Universidade do Estado da Bahia
Postar um comentário