ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

sábado, 18 de julho de 2009

Uso da vírgula - ICMS-SP/2006/FCC - Questão 40

40. Considere as seguintes frases:

I - O autor lamenta a situação dos jovens de hoje, que vivem o tempo como uma espécie de presente contínuo.

II - Ao final do século XIX, ocorreu o esquecimento dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas.

III - Preservemos a memória do passado, cujas experiências encerram lições ainda vivas.

A eliminação da vírgula acarretará alteração de sentido APENAS para o que está em

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III

Comentários:

Esse tipo de questão trata, geralmente, do uso ou não da vírgula junto ao pronome relativo para indicar a oração seguinte como adjetiva restritiva (sem a vírgula) ou explicativa (com a vírgula), alterando o sentido do texto.

No item I o uso da vírgula indica que o autor lamenta a situação de TODOS os jovens de hoje. Caso a vírgula fosse retirada a oração seguinte mudaria de sentido, indicando uma restrição, isto é, o autor lamentaria a situação de apenas uma parte dos jovens: daqueles que vivem o tempo como uma espécie de presente contínuo.

No item II a vírgula separa um adjunto adverbial deslocado para o início do texto. Nesse caso, o uso da vírgula tem cunho estilístico para dar ênfase ao adjunto adverbial de tempo. Sua retirada não alteraria o sentido do texto, apenas retiraria a expressividade dada ao adjunto adverbial.

No item III, assim como no item I, a vírgula está colocada junto ao pronome relativo indicando que a oração seguinte trata-se de uma explicação da expressão "memórias do passado". Sem a vírgula, entenderíamos que nem todas as memórias deveriam ser preservadas, mas apenas aquelas cujas experiências encerram licões ainda vivas.

Resposta: Letra E

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More