ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Excel - Fixação de células - ICMS-SP/2006/FCC - Questão 52

52. Para equacionar um problema de fixação de valores de células na realização de cálculo fazendário, ao iniciar a elaboração de planilha do Microsoft Excel 2000 o agente insere a fórmula =54 + F$1 na célula D2. Sendo o conteúdo da célula F1 igual a 6 e estando as demais células vazias, ao ser copiado o contéudo da célula D2 para a célula F2, o resultado apurado na célula F2 é


a) 54
b) 56
c) 58
d) 60
e) 66

Comentários:

A utilização do símbolo $ em uma fórmula serve para fixar o conteúdo da célula de referência para o caso de ser necessário copiar a fórmula para uma outra célula. O símbolo $ pode ser utilizado para fixar a linha, a coluna ou ambos, e deve ser colocado antes das respectivas indicação de linha e/ou da coluna.

D

E

F

G

H

1

6

2

=54+F$1

Na questão, ao ser digitada a fórmula =54+F$1 na célula D2, o resultado a ser apresentado será igual a 60.

D

E

F

G

H

1

6

2

60

=54+H$1


Como se verifica na fórmula apresentada, foi fixada com o símbolo $ apenas a indicação da coluna. Assim, ao se copiar o conteúdo da célula D2 para a célula F2, ocorrerão as seguintes situações:

a) a fórmula será deslocada duas colunas à direita e a célula de referência (F), por não estar fixada, também será deslocada duas colunas à direita, passando de F para H;
b) a indicação da linha não sofrerá nenhuma modificação, mesmo que a referência não estivesse fixada, pois não houve alteração da linha ao se copiar a fórmula.

Com isso, o resultado apresentado será: =54+H$1.
Estando a célula H vazia, o resultado final será a 54.

Resposta: Letra A

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More