ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

quarta-feira, 3 de março de 2010

Teoria econômica

21 - Assinale a opção incorreta com relação à Teoria Econômica.


a) A hipótese coeteris paribus é fundamental para o entendimento da microeconomia.


b) A utilidade representa o grau de satisfação ou bem-estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado.


c) A macroeconomia trata os mercados de forma global.


d) Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um dado período, dada a sua renda, seus gastos e o preço de mercado.


e) A Curva de Phillips mostra o tradeoff entre a inflação e desemprego, no curto prazo.


Comentários:


Coeteris Paribus


            Coeteris Paribus é uma expressão latina que pode ser traduzida por "todo o mais constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas". 


            A condição coeteris paribus é muito utilizada na economia, em razão da complexidade de análise onde existe um número indeterminado de variáveis que podem influenciar no resultado. Por isso, há a necessidade de reduzir o número de variáveis dentro de todo o conjunto daquelas que podem exercer influência permanente ou esporádica sobre o fenômeno, para que esse possa ser explicado.


Utilidade 


            A Teoria do Valor Utilidade representa o grau de satisfação ou bem-estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado, pressupondo que o valor de um bem se forma pela sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem ou serviço representa para o consumidor. Esse valor é subjetivo, e representa a chamada visão utilitarista, proposta por economistas clássicos como Thomas Malthus, Adam Smith, Ricardo e Marx.


Macroeconomia


          A macroeconomia preocupa-se com o funcionamento global da economia, buscando identificar os fatores que determinam os níveis nacionais de renda, produção e despesas, emprego e preço, além do balanço de pagamentos.


Oferta / Demanda


          Demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um dado período, dada a sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
Oferta, em sentido amplo, é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independentemente de sua natureza.


Curva de Phillips


          A Curva de Phillips é um trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, quanto mais alto a taxa de desemprego, menor a de inflação, ou seja, menos desemprego pode ser alcançado obtendo-se mais inflação e vice-versa.
           Essa relação, entretanto, não é válida no longo prazo, porque não há nenhuma troca significante entre inflação e desemprego, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação, conforme outras variáveis vão se alterando.


Resposta: Letra D

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More