ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

quarta-feira, 3 de março de 2010

APO - 2010 - Prova 2 - Questão 1

1 - Com relação aos aspectos demográficos da sociedade brasileira, não é correto afirmar que:


a) o declínio na taxa de mortalidade da população, a partir de 1940, deveu-se, especialmente, aos progressos na saúde pública, particularmente no que tange ao controle das doenças epidêmicas.


b) o principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira, durante o século XX, foi o chamado êxodo urbano.


c) os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-2008), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, demonstraram que, no país, prevalecem expressivas desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, áreas urbanas e rurais e diferentes regiões.


d) em decorrência do processo de crescimento populacional, apesar da pequena queda observada no grau de pobreza, o número de pobres aumentou cerca de 13 milhões, passando do total de 41 milhões, em 1977, para 53 milhões em 1999, aproximadamente.


e) o índice de envelhecimento da população, segundo o IBGE, passou de 6,4% em 1960 para 16,8% em 2000.


Comentários:


          O principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira, durante o século XX, foi chamado de êxodo rural. O termo faz referência à forte migração de populações da área rural para os grandes centros urbanos, em razão da crescente industrialização por que passou o País a partir do início do século XX. Os trabalhadores rurais se dirigiam às cidades industrializadas em busca de melhora de vida, o que nem sempre acontecia, muitas vezes pela desqualificação desses trabalhadores e pela falta de capacidade de absorção de toda essa massa de trabalhadores pelas indústrias.


Resposta: Letra B



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More