ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aprendizado Gerencial - Questão 69 - ICMS-SP/2006/FCC

69. O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão.

A) comportamental e da habilidade de ação.

B) cognitiva e da analítica

c) cognitiva.

D) habilidade de ação.

E) analítica

Resolução:

Segundo Motta, o aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas:

I - habilidade cognitiva

Significa ser informado e aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais.

II - habilidade analítica

É aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para rearrumá-los na busca de novas soluções. Aprende-se a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas.

III - habilidade comportamental

Significa adquirir novas maneiras de interação humana, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Envolve, por exemplo, novas formas de comunicação, de interagir em pequenos grupos, de exercer ou de lidar com poder de autoridade.

IV - habilidade de ação

Denota a capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto organizacional em que atua, além do comprometimento com a missão sócio-econômica da instituição em que trabalha.

Assim, está correta somente a alternativa "C".

Fonte:
MOTTA, P. R.
Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. 4ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More