(A) de Endividamento.
(B) de Capital.
(C) de Doações.
(D) de Transferências.
(E) Correntes.
Conforme o art. 11 da Lei nº 4.320/64, a receita orçamentária divide-se em DUAS categorias: receitas correntes e receitas de capital.
São receitas correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado (transferências), quando destinadas a atender despesas classificáveis em despesas correntes.
As receitas de capital são aquelas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado (transferências) destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital e ainda o superávit do orçamento corrente.
De acordo com o Manual Técnico do Orçamento, as categorias econômicas da receita são:
1 - Receitas Correntes
2 - Receitas de Capital
7 - Receitas Correntes Intra-Orçamentárias
8 - Receitas de Capital Intra-Orçamentárias
As classificações "7" e "8" não constituem novas categorias econômicas de receita, mas sim meras especificações das categorias corrente e de capital, a fim de possibilitar a identificação das respectivas operações intra-orçamentárias e, dessa forma, evitar a dupla contagem de tais receitas.
Quanto à origem, o Manual Técnico do Orçamento traz a seguinte classificação para as receitas correntes e de capital.
RECEITAS CORRENTES | RECEITAS DE CAPITAL |
1. Receita Tributária 2. Receita de Contribuições 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuária 5. Receita Industrial 6. Receita de Serviços 7. Transferências Correntes 9. Outras Receitas Correntes | 1. Operações de Crédito 2. Alienação de Bens 3. Amortização de Empréstimos 4. Transferências de Capital 5. Outras Receitas de Capital |
Portanto, das alternativas apresentadas na questão, apenas as respostas das letras B e E correspondem a categorias econômicas. Enquanto que as respostas das letras A e D referem-se à sub-categorias ou origem, conforme definição do Manual Técnico do Orçamento.
Apenas a resposta da letra C (doações) é que não está relacionada à categoria econômica da receita. Apesar da imprecisão do comando da questão, essa é a resposta que deve ser assinalada.
Resposta: Letra C
0 comentários:
Postar um comentário