ANUNCIO ANTES DA POSTAGEM

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pressuposto de continuidade operacional da empresa auditada

60. Ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa “Sem Valor S.A.”, o auditor externo constata que a mesma está com passivo a descoberto e que seu principal financiador encerrou as negociações com a empresa. Em conformidade com os procedimentos de análise de continuidade da empresa auditada, os dois fatores, respectivamente, que representam esses indicadores são:

(A) financeiro e de operação.
(B) financeiro e legal.
(C) de operação e financeiro.
(D) contábil e financeiro.
(E) financeiro e financeiro.


De acordo com o pressuposto de continuidade operacional, conforme disposto na NBC-TA-570, a entidade é vista como continuando em operação em um futuro previsível.

Apesar de o Parecer de Auditoria (Relatório de Auditoria, na denominação atual) não representar garantia de continuidade da entidade auditada, o auditor, quando planejar e executar os procedimentos de auditoria, e ao avaliar seus resultados, deve considerar o pressuposto de continuidade operacional da auditada pelo período não menor que um ano a partir da data-base de encerramento do exercício em avaliação.

Na execução de procedimentos de avaliação de risco, o auditor deve verificar se há eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade.

As indicações de que a continuidade operacional está em risco podem vir das demonstrações contábeis e de outras fontes. A NBC-TA-570 cita alguns exemplos de indicações de risco de continuidade, sem ser exaustiva:

I - Indicações financeiras

a) Passivo a descoberto (Patrimônio Líquido Negativo);
b) Capital circulante líquido negativo (Passivo Circulante maior que Ativo Circulante);
c) Empréstimos com prazo fixo e vencimentos imediatos sem perspectiva realista de pagamento ou renovação, ou uso excessivo de empréstimos em curto prazo para financiar ativos de longo prazo;
d) Principais indicadores financeiros adversos, de forma continuada;
e) Prejuízos operacionais substanciais, de forma continuada;
f) Falta de capacidade financeiras dos devedores em saldar seus compromissos com a entidade;
g) Atrasos nos pagamentos ou incapacidade financeira de propor e pagar dividendos;
h) Incapacidade financeira de pagar credores nos vencimentos;
i) Dificuldade de cumprir as condições dos contratos de empréstimo;
j) Mudança de transações a crédito para pagamento à vista a fornecedores;
k) Incapacidade de obter financiamentos para desenvolvimento de novos negócios de produtos, e inversões para aumento da capacidade produtiva.

II – Indicações operacionais

a) Perda de pessoal-chave na administração, sem que haja substituição;
b) Perda de licença, franquia, mercado importante, fornecedor essencial ou financiador estratégico;
c) Dificuldade de manter mão-de-obra essencial para a manutenção da atividade.
d) Falta de suprimentos importantes;

Esta listagem não inclui todos os eventos e condições e a existência de um ou mais itens nem sempre significa que existe incerteza significativa.

A questão traz informação de que a empresa está com passivo a descoberto (indicação financeira) e de que o principal financiador das operações da empresa encerrou as negociações (indicador operacional). Poderia haver dúvida, caso não se lembrasse da lista, quanto à classificação deste último indicador, classificando-o como financeiro. Mas note que a dificuldade da empresa não é de pagamento e sim de perda de um parceiro estratégico em suas operações. Por isso, a resposta e a letra ...


Resposta: Letra A

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More