(Agente da Polícia Federal/2004/CESPE)
13. Uma noção básica da lógica é a de que um argumento é composto de um conjunto de sentenças denominadas premissas e de uma sentença denominada conclusão. Um argumento é válido se a conclusão é necessariamente verdadeira sempre que as premissas forem verdadeiras. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Item 1. Toda premissa de um argumento válido é verdadeira.
Item 2. Se a conclusão é falsa, o argumento não é válido.
Item 3. Se a conclusão é verdadeira, o argumento é válido.
Item 4. É válido o seguinte argumento: todo cachorro é verde, e tudo que é verde é vegetal, logo todo cachorro é vegetal.
Resolução:
Na lógica, o estudo dos argumentos não leva em conta a verdade ou a falsidade das premissas que compõem o argumento, mas tão somente a validade deste.
Um argumento será considerado válido quando a sua conclusão for uma consequência obrigatória do seu conjunto de premissas, mesmo que essas premissas sejam falsas. Por isso, nem toda premissa de um argumento válido será verdadeira.
O argumento poderá ser válido se a sua construção estiver perfeita, Mesmo que a conclusão seja falsa.
De outra forma, mesmo que a conclusão seja verdadeira, não necessariamente o argumento será válido.
A validade do argumento: todo cachorro é verde, e tudo que é verde é vegetal, logo todo cachorro é vegetal, poderá ser verificada da seguinte forma:
A - Todo cachorro é verde
B - Todo verde é vegetal
C - Logo todo cachorro é vegetal
Pelo diagrama acima, verifica-se que a conclusão é o resultado necessário das premissas.
Logo, mesmo que as premissas sejam absurdas, se a conclusão for a consequência lógica das premissas, o argumento será considerado válido.
Resposta: Apenas o item 4 está correto.
0 comentários:
Postar um comentário